Notícias

Actividades do Ministério

DIA MUNDIAL DO HABITAT

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através da DGH e em parceria com a INGT e ONU-HABITAT, celebrou hoje, 7 de outubro, o Dia Mundial do Habitat 2024, sob o tema “Envolvendo os Jovens para Criar um Melhor Futuro Urbano". O evento, presidido pela Ministra das Infraestruturas, Engª Eunice Silva, contou com a participação de jovens de vários municípios, incluindo estudantes universitários, alunos do 11º e 12º ano, professores, engenheiros arquitectos, igrejas e diversas associações comunitárias.

O objetivo foi promover reflexões sobre o ambiente urbano, a habitação condigna e o papel ativo da juventude no planeamento e desenvolvimento sustentável das cidades.

 Durante o seu discurso, a Ministra destacou os esforços do Governo em promover um ambiente urbano seguro, sustentável e inclusivo, com investimentos na construção de habitações acessíveis e programas de reabilitação urbana. Eunice Silva anunciou ainda o reforço do parque habitacional social e a implementação de projetos em vários municípios, enfatizando a importância de envolver a juventude nos processos de desenvolvimento urbano.


A Coordenadora do sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Sousa, também sublinhou a necessidade de aumentar a urbanização inclusiva e promover cidades mais sustentáveis com a participação ativa dos jovens.



O orador Dr. Aquiles Amado liderou a discussão com o tema “Desenvolvimento Urbano Sustentável: Contribuição dos Jovens para Cidades Mais Sustentáveis e Inclusivas”, desafiando os jovens a participarem ativamente. Ele enfatizou que há espaço e tarefas para todos, num esforço conjunto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Os nossos painelitas discutiram tópicos importantes, como a liderança jovem em iniciativas para o desenvolvimento urbano sustentável, a participação ativa da sociedade civil, a responsabilidade compartilhada no cumprimento dos instrumentos de gestão territorial, e a identificação e envolvimento de parceiros estratégicos.


Foram também destacados os jovens como líderes no processo de desenvolvimento urbano sustentável. Participaram no debate organizações como a Fundação Smartt City, a Associação Donhu nha Destinu, a Quercus Cabo Verde, e a moderadora, arquiteta Mira Évora, que apresentaram exemplos de ações concretas em prol das cidades e do ordenamento do território em Cabo Verde.

Redes MIOTH

Image