Notícias

Actividades do Ministério

Estrada de Cruz de Picos – Junco em Santa Catarina e Picos Acima em São Salvador do Mundo

Estrada de Cruz de Picos – Junco em Santa Catarina e Picos Acima em São Salvador do Mundo

A cerimónia de inauguração das estradas de Cruz de Picos - Junco, em Santa Catarina e Picos Acima, em São Salvador do Mundo, financiadas pelo Governo de Cabo Verde, através do PRRA - Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, aconteceu esta segunda-feira, 23 de Julho, em uma cerimónia conjunta que teve lugar em Picos Acima, presidida pelo Primeiro-ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva e com a presença da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Engª Eunice Silva e, ainda dos presidentes de CM's de Santa Catarina e de São Salvador do Mundo. O governo vai investir fortemente em Santiago Norte, onde há um alto índice de pobreza “que se contrasta, muitas vezes, com lugares com grandes potencialidades para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, turismo, e outras atividades”, afirmou o Primeiro-Ministro, durante o ato de Inauguração destas estradas financiadas pelo PRRA. O Governo pretende “transformar as cidades tornando-as em verdadeiras cidades, não apenas de decreto”, disse Ulisses Correia e Silva. Para o próximo ano, através do PRRA, serão investidos 214 mil contos em Picos (São salvador do Mundo) e 607 mil contos serão destinados a Santa Catarina

A Aposta na Reabilitação de Habitações

A Aposta na Reabilitação de Habitações

Em 2017 10 dos 22 municípios do País inauguraram habitações reabilitadas no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades. A média do apoio do Governo para as famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira é de 300 contos para trabalhos de reabilitação que compreendem essencialmente a construção de casas de banho e a reabilitação de tetos em risco de ruína. O material utilizado nestas obras é essencialmente local e sustentável como a pedra, a jorra e a telha, a mão-de-obra e as empresas de construção são também locais e as prioridades de intervenção através de um levantamento socioeconómico das famílias são identificadas pelos gabinetes técnicos das câmaras municipais. Com 9.000 para cada projeto, os municípios poderão reabilitar 30 habitações de cada vez, e ao mesmo tempo dinamizar a economia local, convidando os empreiteiros com sede no seu município a participar dos concursos restritos e a realizar estas obras. De 2018 a 2020 serão investidos perto de um milhão e setecentos mil contos para contribuir ainda mais para a diminuição do deficit habitacional qualitativo em Cabo Verde

Reforço da Parceria e Financiamento às Câmaras Municipais

Reforço da Parceria e Financiamento às Câmaras Municipais

Com o reforço dos eixos de intervenção do Programa PRRA, a relação com as câmaras municipais foi também fortalecida. O Governo, através do MIOTH financia obras nos municípios, de acordo com as prioridades de intervenção identificadas pelas câmaras municipais, em diferentes áreas, nomeadamente, requalificação de centros urbanos e bairros, (Eixo I), reabilitação de habitações, (Eixo II), regeneração dos centros históricos, (Eixo III) e requalificação da orla marítima, (Eixo V).

Governo reforça o Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades para o triénio 2018 / 2020.

Se em 2017 o Programa PRRA dedicou-se inteiramente à reabilitação de habitações em condições avançadas de precariedade, requalificação de bairros e melhoria das acessibilidades através da construção de estradas de penetração, em 2018 o Programa do Governo abraçou, além desses, mais cinco eixos de intervenção, como sejam a regeneração dos centros históricos, a reabilitação do património cultural, histórico e religioso, a requalificação da orla marítima, a construção e requalificação de arrastadouros de pesca, a construção de estradas de desencravamento e alguns projetos especiais bem como os mercados do Coco e da Assomada e as localidades de Tarrafal de Monte Trigo e Chã das Caldeiras. No passado dia 10 de julho foram tornados públicos os investimentos previstos a serem realizados no âmbito deste programa, em cada um dos municípios do País, através da Resolução nº 65/2018, publicada no Boletim Oficial nº 46, I Serie, de 10 de julho de 2018. O investimento total até 2020 ascende a um aproximado de 11 milhões de contos, divididos pelos oito eixos de intervenção e pelos 22 municípios.

Governo transfere recursos para as câmaras municipais no âmbito do PRRA para a reabitação de habitações em todo o País.

Governo transfere recursos para as câmaras municipais no âmbito do PRRA para a reabitação de habitações em todo o País.

O Governo traçou como meta reabilitar 6.000 habitações, até dezembro de 2020, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades – PRRA.

Para alcançar este objetivo, a parceria com as câmaras municipais é imprescindível, pelo que, o Eixo II do Programa PRRA, referente à reabilitação de habitações, passa a ser executado diretamente pelas câmaras municipais, por meio de contratos-programa assinados com o Governo, para assegurar o seu financiamento.

Governo assina acordos com a China para construção de habitações sociais em São Vicente

Governo assina acordos com a China para construção de habitações sociais em São Vicente

The monkey-rope is found in all whalers; but it was only in the Pequod that the monkey and his holder were ever tied together. This improvement upon the original usage was introduced by no less a man than Stubb, in order to afford the imperilled harpooneer the strongest possible guarantee for the faithfulness and vigilance of his monkey-rope holder.In the tumultuous business.

Image

Endereço

Rua Judice Biker, Nº114, Ponta Belém, Praia
Ilha de Santiago, Cabo Verde

Entre em Contacto

+238 2608300
Image